Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Paulista de Ciências da Saúde é o periódico institucional da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, vinculada à SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Foi criada em 2025, com o objetivo de compartilhar reflexões na área da Saúde, bem como criar interfaces com a área das Ciências Humanas. Sendo de natureza interdisciplinar, sua função revela-se pela possibilidade de criar impactos não apenas para a melhoria das práticas clínicas, dos sistemas de saúde, da qualidade de vida, mas também para formulação de políticas que consideram o humano o seu bem maior. Alinhada com a missão da instituição que a acolhe, a revista visa ao desenvolvimento humano, cultural e social.
A Revista Paulista de Ciências da Saúde é uma publicação eletrônica e impressa anual da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde e aceita artigos, resenhas e relatos de experiência que podem atender ao dossiê temático, ou serem submetidos em fluxo contínuo. Este periódico acolhe submissões em português, podendo os textos ser produzidos por doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, pós-graduados e graduados (neste caso, o primeiro autor deve ser doutor ou mestre).
POLÍTICA EDITORIAL
Processo de Avaliação por pares
Na seleção de artigos para publicação, avalia-se o mérito científico do trabalho e sua adequação às normas editoriais do periódico. Os manuscritos submetidos são avaliados pela equipe editorial para verificar sua adequação ao escopo da revista. Uma vez aprovados, são encaminhados à revisão por pares (no mínimo dois pareceristas), a fim de garantir a isenção de julgamento. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, sendo o Conselho editorial responsável pelo resultado.
No processo de avaliação, ocultam-se os nomes de avaliadores e de autores, a fim de preservar a avaliação duplo cega. As propostas serão aceitas na íntegra, ou aprovadas parcialmente, neste caso, com retorno ao(s) autor(es) para ajustes, ou ainda recusadas na íntegra. Após a emissão dos pareceres, é de responsabilidade do editor a decisão de publicar ou rejeitar. No caso de solicitação de alterações, os autores serão informados em e-mail sobre o prazo para realizar as modificações solicitadas e submeter a nova versão. Uma vez aprovado, o manuscrito segue para edição, diagramação e publicação, podendo retornar aos autores, caso haja necessidade de alguma correção.
Critérios para os pareceres: adequação ao escopo e/ou ao dossiê da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica de acordo com as diretrizes para autores.
Política de Acesso Livre: Esta revista oferece livre acesso a seu conteúdo, com o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona democratização do conhecimento.
Condições para submissão
- Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A submissão é inédita e não está sendo processada por outro periódico (ou existe uma explicação enviada aos editores sobre o não atendimento a este item).
- O arquivo submetido é.doc. ou docx.
- Quando for o caso, URLs das referências foram apresentadas.
- A submissão segue as diretrizes para autores.
- A submissão está no template da revista.